Desde o lançamento do Google Chrome, lá pelos anos de 2008~2009 que eu não via um hype tão em grande em torno de um navegador. Estou falando do Arc Browser, um navegador que promete mudar totalmente o jeito que você acessa e navega na internet.
A The Browser Company, empresa por trás do software, finalmente lançou a versão oficial do Arc para Windows na última terça-feira (30), após testes com mais de 150 mil usuários desde dezembro de 2023. O objetivo é superar o Chrome e o Edge em utilidade, funcionalidades e recursos. Tanto é que na home do site oficial do Arc lemos a frase: “Arc é o substituto do Chrome que eu estava esperando“, segundo os desenvolvedores, uma frase dita pelo site The Verge.
O Arc se baseia no Chromium, motor de busca nativo do Google Chrome bem como de outros navegadores concorrentes, como Microsoft Edge, Opera e outros. No entanto, o novo navegador se destaca pela barra lateral esquerda que permite acesso fácil a recursos como pastas personalizadas e abas verticais. Além disso, oferece modos de divisão de tela e “Spaces” para organizar conteúdos por áreas temáticas.
Diferenciais do Arc
Sem dúvida alguma, o principal diferncial do Arc se dá pela sua interface, que apresenta uma abordagem inovadora. Aqui a tradicional barra de endereços e barra de abas localizadas na parte superior de todos os navegadores foi movida para uma barra lateral à esquerda. Esta barra oferece acesso rápido às funções básicas de todo e qualquer navegador.
A lógica por trás disso é que atualmente os sites possuem muito mais espaço livre nas laterais. Portanto, não faz sentido comer espaço na vertical. Daí a ideia de mover estes recursos para a lateral esquerda.
E se você quiser ainda mais espaço na tela é possível também ocultar a barra lateral, proporcionando mais flexibilidade ao usuário. Mas os diferenciais do Arc vão mais além do que apenas na aparência. Ele possui um modo de divisão de tela nativo que permitem visualizar duas ou mais páginas lado a lado, facilitando a comparação de conteúdos.
Há também o recurso “Spaces” que possibilitam a organização de conteúdos por temas, tornando a navegação mais intuitiva. Por exemplo, você pode ter um Space pessoal, um profissional, um para estudos e um para lazer, por exemplo. Cada Space tem seus próprios favoritos, sites fixados, histórico, etc. Além disso, você também pode personalizar cada Space com cores diferentes para conseguir diferenciá-los logo de cara.
Eu teste o Arc durante todo o dia ontem e, apesar da estranheza inicial e de ser apenas a primeira versão para Windows, considerei o desempenho satisfatório. Ele não travou e nem foi lento. Portanto, considerei uma experiência positiva.
Recursos adicionais do Arc
- Navegação privada: Permite navegar de forma anônima e sem deixar rastros, como cookies e histórico de navegação.
- Extensões da Chrome Web Store: Por usar o motor Chromium, o Arc também é compatível com as extensões do Chrome.
- Importação de dados de outros navegadores: Permite transferir seus dados, como favoritos e histórico, de outros navegadores para o navegador em questão.
- Ferramentas para desenvolvedores: Oferece recursos e ferramentas úteis para desenvolvedores web realizarem testes e depurações.
No entanto, é importante salientar que a versão Windows carece de alguns recursos presentes na versão para macOS, como o Little Arc, a capacidade de alterar o layout, cores e botões de uma página e a capacidade de transformar alguns sites em uma espécis de aplicativo. Para você ter uma ideia, não há nem mesmo uma seção de configurações completa. Tudo isso será adicionado nas próximas semanas.
A empresa por trás do Arc Browser
Fundada em 2019 por Josh Miller e Hursh Agrawal, a The Browser Company almeja criar um navegador com funcionalidades de um sistema operacional.
O Arc estreou no macOS em abril de 2022 e tem versões para iOS e Windows. A versão beta para Windows surgiu em dezembro de 2023, e agora temos a oficial em abril de 2024, disponível apenas para Windows 11 com uma futura versão para Windows 10 em desenvolvimento.
Se bem-sucedido, o Arc pode elevar o valor da The Browser Company, atualmente estimado em US$ 550 milhões pelo TechCrunch.
Caso você queira testar o navegador, você pode baixar o Arc para Windows no site oficial. Para iPhone, procure Arc Search na App Store. O navegador é gratuito, mas requer cadastro e ainda não suporta o português.