A primeira vez que Elon Musk usou o domínio ‘X.com’ foi em 1999

Vpler.com REDACAO VPLER

 Antes de ficar mundialmente conhecido por empresas como a Tesla e SpaceX, Elon Musk já tinha muito conhecimento na seara do empreendedorismo. Em meados da década de 90, o empresário sul-africano já tinha colocado de pé a Zip2, que era uma espécie de guia da cidade, um páginas amarelas voltado para a internet, e também a uma startup financeira, a X.com.

Como noticiamos aqui, o antigo Twitter concluiu uma transição histórica. A rede social comprada, por Musk em 2022, deixou de lado o domínio twitter.com e seguirá como X.com. Ao usar o navegador e tentar acessar twitter.com é automaticamente feito o redirect para o domínio que agora representa a nova era da rede social que tinha como simbolo um pequeno pássaro.

X.com já foi o nome de uma plataforma de pagamentos


Conforme relembramos neste artigo, essa certa obsessão de Musk pelo X começou há mais de 20 anos. Em 1999, aos 28 anos, Elon Musk já tinha ganhado uma bolada vendendo a Zip2 (fundada em 1996 juntamente com Kimbal, seu irmão, e Greg Kouri) para a Compaq. A empresa foi vendida em 1999 por US$ 307 milhões. Musk embolsou cerca de US$ 22 milhões com a venda.

Em dezembro daquele mesmo ano, Musk usou pela primeira vez o tal X.com. Não como uma rede social, e sim como uma plataforma de pagamentos. A empresa centralizava compras digitais, serviços bancários online, investimentos, empréstimos e cartões de crédito. Em suma, gerenciava transações.

Quando o domínio X.com foi registrado?

Em relação ao registro do domínio, segundo o ICANN, órgão que regulamenta o sistema de registro de nomes de domínio, o X.com foi registrado em abril de 1993.

Em meados de 2000, devido a uma parceria com a startup de pagamentos Confinity, o X.com deu lugar a uma marca bem mais conhecida do grande público: PayPal.

Esse nome, PayPal, era a um tipo de serviço oferecido pela Confinity. Com a fusão com a X.com, os envolvidos chegaram à conclusão – para desagrado de Musk – que o melhor caminho seria abandonar de vez o antigo nome e firmar a empresa como PayPal.

Avançando 25 anos no tempo, Musk tem agora um novo empreendimento batizado com sua antiga marca. Na última sexta-feira (17), em publicação no seu perfil no X, Musk disse o seguinte: “todos os sistemas principais estão agora no X.com”. Na postagem, o magnata ainda resgatou o antigo logo que representava sua plataforma de pagamentos.

O que você achou da transicão de twitter.com para X.com? Deixe seu comentário abaixo.

Postar um comentário