Análise de Alone in the Dark, regressando a um clássico 30 anos depois

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 Sem Alone in the Dark, não existiria Resident Evil... e você sabe

Análise de Alone in the Dark, regressando a um clássico 30 anos depois

Muito poucos dos que jogaram o jogo original ainda estão no setor de jornalismo de videogames hoje em dia. Muitos deles até já estão aposentados, porque três décadas são muitas. E neste caso, no Alone in the Dark, estamos falando de exatamente 32 anos.

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Explorado a partir da perspectiva de dois protagonistas – interpretados pelo astro de Stranger Things, David Harbour, e pela aclamada atriz Jodie Comer de Thirteen -, Alone in the Dark é uma história de terror lovecraftiano sombria e atmosférica mostrada através de uma lente de filme noir.

Para muitas pessoas, Alone in the Dark é o pai de um género que mais tarde levou à excelência a saga Resident Evil. Sem Alone in the Dark, Silent Hill, Resident Evil ou Dino Crisis não existiriam. E digo isso sem medo de represálias.

A história de sempre, mas com um acréscimo chave

Alone in the Dark segue Emily Hartwood (Jodie Comer) e o investigador privado Edward Carnby (David Harbour) em sua jornada até a Mansão Derceto, um lar para pessoas com fadiga mental, para investigar o desaparecimento de Jeremy Hartwood, tio de Emily.

Até aqui tudo normal, é a mesma (ou quase a mesma) história que tínhamos no jogo de 1993 que encantou tanta gente. Mas aqui vem uma reviravolta genial: o jogo pode ser jogado com um dos dois protagonistas… e com isso a história e as missões mudam o suficiente para valer a pena.

Os criadores afirmam que a duração do jogo é três vezes mais longa do que o jogo original e se assemelha ao Resident Evil 2 Remake, pois conta as duas histórias, a de Carnby e a de Hartwood, já que ambas oferecem história e missões únicas.

E sim, isso é um acerto, pois traz uma lufada de ar fresco muito bem aplicada a um jogo que, de resto, é tremendamente antigo no sentido estrito da palavra.

Apesar de tudo e apesar dos 32 anos passados, o enredo e a história de Alone in the Dark continuam sendo uma maravilha lovecraftiana que não envelheceu nada, um dos melhores em seu gênero até mesmo em 2024.

A história desenrola-se de forma rítmica e as descobertas não param de nos surpreender enquanto jogamos, até chegarmos a um ponto em que o jogador mais jovem dirá: e agora o que tenho que fazer? Mas este ponto será desenvolvido mais adiante.

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Um jogo que agradará aqueles que estiveram lá… há 3.000 anos

Permita-me citar Elrond (O Senhor dos AnéisA Sociedade do Anel, 2001) quando digo que aqueles que jogaram na época irão aproveitar, porque na minha opinião, sendo já um senhor de 32 anos… este jogo me pegou quando eu tinha apenas alguns meses de idade. Portanto, não são muitos que se lembrarão e muito menos continuarão jogando até hoje.

O jogo foi projetado para agradar e encantar os primeiros jogadores que, em 1992, puderam desfrutar de um dos melhores jogos de terror da década, mas o esforço de trazer o jogo para 2024 ficou apenas na parte gráfica.

A jogabilidade é desajeitada, o combate é muito desconfortável e a maior parte do tempo será gasto percorrendo o mesmo corredor enquanto lemos repetidamente o mesmo diário que encontramos em uma mesinha.

Isto não é mau, muitos jogos do género replicam essa premissa, mas em 2024 pedimos aos desenvolvedores que não fiquem presos ao que funcionava em 1990, que arrisquem e atualizem um pouco o jogo.

Além disso, o título permite jogá-lo no Modo Clássico e no Modo Atual, onde a grande diferença entre os dois é a dificuldade dos quebra-cabeças. Ou seja, eles são os mesmos, mas o Modo Atual destaca partes-chave do texto ou indica passos intermediários entre os quebra-cabeças.

Estando em 2024 e tendo bastante experiência nesses jogos, o Modo Clássico parece muito pesado e difícil para alguém que não tenha jogado o original. Cada quebra-cabeça pode levar mais de uma hora, tornando a experiência muito pesada.

O modo mais atual não torna os quebra-cabeças mais fáceis, mas se adapta aos jogadores de hoje em dia, permitindo-lhes resolver os enigmas de forma mais rápida, dando dinamismo ao jogo. Com certeza é a forma correta de jogar o jogo, na minha opinião.

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Gráficos incríveis

Isto é importante: o jogo parece incrível. Eu tive a oportunidade de jogá-lo no PlayStation 5 e ele parece maravilhoso. Para mim, o modo de jogo mais confortável é o de Desempenho, acima do de Qualidade, pois tem mais quadros por segundo e parece praticamente igual.

Lembro-me de que quando comecei o jogo e vi a primeira cinemática, temi o pior, pois os modelos e texturas do jogo pareciam antigos e planos, como um jogo de 2012. Felizmente, assim que o gameplay começa, as coisas mudam e ficam muito boas.

O trabalho que eles fizeram para trazer Jodie Comer e o investigador David Harbour para o mundo dos videogames é incrível, eles parecem estar vivos e isso é muito difícil. E se não, pergunte a Kojima com seu Death Stranding.

Além disso, a mansão de Derceto está magnificamente recriada. Parece, soa e se sente real. Algo muito importante, já que passaremos muitas horas percorrendo os mesmos corredores, é claro.

Vale a pena jogar Alone in the Dark em 2024?

Esta é uma pergunta complicada, mas que tem resposta. Se você estava em 1992 jogando o jogo original, não é que você deva comprá-lo, é que você tem que fazê-lo. Não são todos os dias que um clássico tão fundamental para a própria indústria de videogames é trazido à vida, então você tem que apoiá-lo de qualquer maneira.

Se você não jogou na época, mas sempre quis, você também precisa comprá-lo de qualquer maneira. É a melhor maneira de vivenciar a história sombria e atmosférica de terror lovecraftiano de Alone in the Dark, é a forma definitiva (como os Remakes de Resident Evil).

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Agora, você gosta de jogos de sobrevivência de terror e quebra-cabeças? Então depende. Este jogo não se parece em quase nada com um Resident Evil Remake, desculpe. É muito mais estático, com muito menos ação e muito mais focado em pensar.

Por essa razão, este jogo não é um Must Have, como o Prince of Persia ou Alan Wake 2, mas sim um jogo de nicho que sabe jogar suas cartas: a nostalgia e os gráficos. Então deixo em suas mãos tomar a decisão final… qual será?

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